A Rede SBNMOZ e a Câmara de Comércio de Moçambique (CCM), lançaram, no dia 6 de Dezembro de 2023, a Rede SBNMulher.
A SBNMulher é um capítulo da SBNMOZ que se dedica à promoção, apoio e crescimento empresarial inclusivo, o emprego e o desenvolvimento de competências para as mulheres, a fim de permitir contribuições mais significativas para os esforços urgentes, necessários para reformar os sistemas alimentares. Este programa visa incentivar, valorizar e acelerar a jornada de mulheres que empreendem no ramo do negócio de produção, processamento, comercialização e distribuição de alimentos nutritivos para o benefício da população, com destaque a população de baixa- renda.
“Achei a iniciativa muito boa e interessante. Esperávamos, nós mulheres empreendedoras, por este tipo de iniciativas, pois cremos que, através das mesmas, teremos oportunidades para aprender, expandir os nossos negócios e partilharmos informações e conhecimento com outras mulheres” Shazia Azinheira, participante da cerimónia de lançamento da SBNMulher.
A SBNMulher, foi criada com os seguintes objectivos:
- Aumentar a participação das mulheres nos sistemas alimentares, com iniciativas específicas direcionadas para os desafios enfrentados pelas mulheres.
- Fornecer apoio técnico a empresas lideradas por mulheres, incluindo prontidão para investimentos, desenvolvimento de produtos, segurança alimentar, marketing e distribuição.
- Fornecer uma plataforma business-to-business para apoiar empresas lideradas por mulheres com oportunidades de coaching, mentoria, networking e financiamento.
- Identificar políticas que restringem as mulheres nas MPME, de impactar positivamente a nutrição.
Destacado pela presença do Director da GAIN em Moçambique e da Secretária-Executiva da CCM, este evento, que teve o apoio do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino dos Países Baixos, marcou um passo significativo para a SBNMOZ, pois as mulheres são os principais motores do desenvolvimento do sistema alimentar, pelo que os seus contributos devem ser valorizados e incentivados.
“É importante vermos, com bons olhos, iniciativas como a SBNMulher, que vêm impulsionar duas frentes diferentes. Uma que é a mulher empresária e outra que é a nutrição. Percebemos que a partir desta iniciativa, podemos ter um Moçambique bom, melhor e mais nutrido,” Vanessa Matine, empreendedora.